terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Por Que Portugal?

ESCRITORA BRASILEIRA LANÇA ROMANCE EM LISBOA



No momento em que a reaproximação entre Brasil e Portugal ganha fôlego com a presidência deste na União Européia, oportuno é o lançamento do romance brasileiro "Por que Portugal?" (M.Books) da escritora e jornalista Denise Martinho Eid. O romance, que está nas livrarias brasileiras desde meados de 2007, acaba de ser lançado em Lisboa, Portugal, em evento que contou com a presença da escritora brasileira.

Direcionar um novo olhar sobre Portugal de hoje e fazer um mergulho nos valores das próprias raízes é um dos principais pontos desse livro que mescla turismo, emoção, romance e revalorização do passado coletivo e individual. Através da narrativa suave, poética e convidativa, a história nos leva a uma viagem por esse belo país e por dentro de nós mesmos. Presente e passado harmonizam-se no coração de uma adolescente brasileira e de sua mãe.

O enredo tem Portugal como cenário: uma jovem no Brasil recebe a notícia que fará turismo a esse país, mas não se entusiasma com o destino das férias. Aos poucos, porém, a viagem transforma-se um uma jornada de conhecimento, na qual a família percorre os encantos antigos e modernos de Portugal, em cidades como Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Óbidos, Nazaré, Alcobaça, Batalha, Fátima, Tomar e Guarda. Ela entra em contato com a história e a arquitetura do país.

Nesse belo cenário, a adolescente encontra, ainda, o primeiro amor e "redescobre" Portugal, seu povo, sua cultura, paisagens, aromas e sabores. A personagem também encontra a verdadeira história da emigração dos bisavós ao Brasil, em uma pequena aldeia. Segundo a autora, "Só corajosos inauguram horizontes. Manhãs e aventuras não cabem em quintais". Denise Martinho Eid define seu livro como uma ponte sobre o Atlântico, ligando dois fados.

CONTATOS:
deeid@ajato.com.br ou geral@escolareditora.com

Currículo da jornalista Denise Eid

A jornalista Denise Martinho Eid trabalhou em importantes veículos de comunicação, da mídia impressa e eletrônica, além de atuar em assessorias de imprensa do setor público e privado. Tem expertise em jornalismo científico, político e econômico, além de sempre ter dedicado especial atenção à literatura, à história e à arte. Em sua trajetória profissional participou de coberturas e realizou entrevistas com personalidades importantes como: Cavaco Silva, Fidel Castro, Albert Sabin, Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, o príncipe Charles, o pintor Gustavo Rosa, o poeta Mário Quintana, o escritor Jorge Amado, o presidente da França, François Mitterrand, o cientista Mário Schemberg, dentre outros.