quarta-feira, 8 de julho de 2009

Cultura indiana é atração deste fim-de-semana em São Sebastião

Espetáculos de dança e música, além de oficinas gastronômicas e workshop de yoga serão apresentados por renomados artistas e profissionais, que atuam na promoção da tradição milenar indiana dentro e fora do País 

 

A cultura indiana será a tônica deste feriado prolongado em São Sebastião, no Litoral Norte paulista. O evento Essências da Índia apresentará, de forma interativa, a dança, a música e a culinária indianas, com renomados artistas e profissionais, além de um workshop de Hatha Yoga, com a Profa. Kathy Lobos, precursora do yoga nas academias em São Paulo.

"Queremos trazer um pouco de cada área da cultura indiana, para que o público possa não só ver e aprender sobre os costumes, a tradição e a devoção como também vivenciar e sentir a essência dessa bela cultura, que permanece preservada há mais de 5 mil anos", ressalta a organizadora do evento e professora de Yoga, Ciça Nogueira.         

A programação interativa tem início no sábado, dia 11, com o workshop de Hatha Yoga, a partir das 10h, na Aspem.  O workshop será ministrado pela professora Kathy Lobos, que atua há mais de 15 anos nesta área, com experiências na Índia, Tailândia, Polônia, África do Sul, França e Inglaterra. Estudou Pranayamas e Viniyoga com T.K.V. Desikachar e seu filho Kausthub. Também estudou com Dalai Lama em Dharamshala, com Rudra Dev e teve a honra de praticar com Pattabhi Jois na Old Shala e em Londres. Sua vasta experiência como professora de Yoga inclui a Faculdade Metropolitana de Ciências e Educação do Chile e cursos e workshops no Canadá. Precursora de Yoga em academias, é professora há mais de 10 anos na Fórmula Academia.

Nos dias 11 e 12, serão promovidas oficinas de  culinária indiana, com Ananda Prema, referência em gastronomia da Índia, e oficinas de canto e dança indianas (veja programação abaixo). "O público poderá aprender e se deliciar com a saudável e exótica culinária indiana", acrescenta Ciça.

 

Grandiosa brincadeira – No sábado, dia 11, haverá o espetáculo Mahalila, de dança e música indiana clássica ­ ­- com a cantora Ratnabali Adikari e a bailarina Andréa Prior -, que encerra o evento em clima de alegria no Teatro Municipal, às 20h30.  

 Apresentado em várias partes do Brasil, o espetáculo Mahalila (em sânscrito, Lila significa: dança, brincadeira, suprema diversão, e Maha quer dizer: grande, super), é um show de grandiosa brincadeira, que recria a unidade entre a música vocal e a dança, numa atmosfera lírica, provocando, no público, a descoberta de novas sensações. 

            Nascida na Índia, Ratnabali Adikari escolheu o Brasil para desenvolver seu trabalho. Formou-se em canto clássico indiano, tendo estudado os vários gêneros de canto, do folclórico ao clássico. Há quase duas décadas, desenvolve um trabalho de pesquisa e divulgação da música indiana no Brasil. Seu repertório faz parte das mais importantes coletâneas de "Lounge music" e "World music". Trabalhou como vocalista na trilha sonora do filme Bellini e a Esfinge ao lado de Tony Belloto e Andreas Kisser.

 

Mitos e performances - Durante o show, Ratnabali acompanha a dançarina Andréa Prior com o canto e o ritmo. No seu repertório, há canções regionais de estados diversos com línguas diferentes, músicas devocionais, mantras e peças clássicas. As músicas são acompanhadas pelo som de harmonium, tocado pela cantora, flauta e tablas (percussão indiana típica), além de citar ou cítara, instrumento de cordas muito popular na Índia.

            Nas tablas e flautas, haverá a participação de Lourdes Carvalho, que atua no cenário da música de concerto desde 1981. Flautista principal da Orquestra Jazz Sinfônica, a atuação de Lourdes se estende às salas de concertos, gravações em CDs, programas de televisão e trilhas sonoras de filmes, tendo sido ainda flautista principal da Orquestra da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo (Sinfonia Cultura) desde sua fundação.

A dança clássica indiana (Odissi) será interpretada por Andréa Prior. Dançarina, coreógrafa e atriz, Andréa desenvolve um trabalho de pesquisa e divulgação da cultura indiana, há mais de 12 anos, e se apresenta no Brasil e em vários países.

Sensual, devocional e lírica, Odissi é a dança do amor e da paixão, tocando o divino e o humano, o sublime e o mundano. Essa dança clássica Odissi surgiu há mais de 2000 anos e possui qualidades e sutilezas em movimentos e graciosidades nas formas. É uma dança representacional, em que são comuns encenações de contos da mitologia indiana. Além disso, há predominância de percussão, realizada pelo trabalho dos pés da bailarina, que produzem o ritmo da música.

 

Programação

 

Dia 11/07

 

 -  Workshop de Hatha-Yoga, com a Profª Kathy Lobos

Horário: 10h

Local: ASPEM – Av. Guarda Mor Lobo Vianna nº 812

 

- Oficina de culinária Indiana, com Ananda Prema.

Horário: Das 13h30 às 16h

Local: ASPEM

 

-  Espetáculo de dança e música clássicas indianas, com a cantora Ratnabali Adikari e a bailarina Andréa Prior

Horário: 20h30

Local: Teatro Municipal (Rua da Praia)

 

DIA 12

 

-  Oficinas de canto e dança indiana

Horário: 9h – Oficina de Mantras

Horário: 11h - Oficina de Dança



Para saber mais sobre as artistas:
Ratnabali- 
www.ratna.8m.com
Andréa Prior- www.espaçorasa.art.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura